05 março 2013

Polybius

O que achou? 


Para quem não conhece o Polybius, é um jogo de arcade lançado em 1981, ano em que vários jogam dominavam a época.
Até que foi lançado o jogo, onde as pessoas que eram viciadas em jogos decidiram joga-lo.
O jogo lembra um outro jogo chamado Tempest, só que de uma outra perspectiva. Onde um turbilhão hexagonal que giraravam  no meio da tela formando imagens vetoriais.
Havia uma pequena nave triangular que atirava contra o núcleo desse turbilhão. Até ai tudo normal, mas…
Eram lançadas em direção ao jogador ondas girando com luzes que piscavam repetidamente e que se tornavam extremamente coloridas assemelhando-se a descrições de efeitos psicodélicos causados por drogas como o LSD.
Os controles do jogo era apenas uma simples alavanca e um botão só.
Polybius acabou se tornando muito popular na cidade onde foi lançado para teste,  pois o jogo era totalmente viciante, foi quando começaram a ocorrer as coisas estranhas.

Algumas crianças sofreram casos de amnésia após jogar. Não se lembravam de coisas básicas como os seus nomes ou onde moravam. Outras apresentaram enxaqueca, insônia e terror noturno. Acordavam de madrugada gritando depois de sofrerem com horríveis pesadelos.Além de alguns casos de ataques epiléticos e perda de memória e sem falar dos boatos de tentativas de suicidio.
O jogo foi retirado dos fliperamas, após as pessoas notarem os acontecimentos estranhos que ocorriam com quem o jogasse.
O jogo chegou a aparecer até mesmo em um episódio de Os Simpsons:
Há várias teorias acerca do surgimento de Polybius. A mais difundida (e mais viajada, no melhor estilo Arquivo X) é a de que o jogo foi feito por militares ligados ao governo norte-americano usando algoritmos desenvolvidos pela CIA que visavam controle de comportamento. A intenção seria eliminar a vontade de jogar fliperamas e videogames. O governo estaria preocupado com o fascínio que esse mercado exercia sobre as crianças e queria exterminá-lo antes que saísse do controle.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações